REPENSANDO A EDUCAÇÃO: OS ESTUDANTES DA GERAÇÃO INTERNET
Os jovens da Geração Internet cresceram em um ambiente digital e estão vivendo no século XXI, mas o sistema educacional em muitos lugares está pelo monos anos atrasado. O modelo de educação que ainda prevalece hoje projetado para a Era Industrial. É centrado no professor, que dá uma aula padronizada, unidirecional. Isso pode ter sido bom para a economia de produção em massa, mas não funciona mais para os desafios da economia digital, ou para a mente da Geração Internet.
DUAS GERAÇÕES: UMA PROSPERA, A OUTRA FRACASSADA
Quase metade dos jovens que se matriculam no ensino superior com altas expectativas de futuro e muitas vezes com um grande empréstimo educacional, abandona o curso ou não consegue terminá-lo no prazo de seis anos. Ainda é mais triste ver o que esta acontecendo nas escolas de ensino médio. Um terço de todos os americanos abandonam os estudos antes de terminar o ensino médio. Segundo alguns analistas, o problema da evasão escolar está piorando.
REFLEXÃO
Os americanos não são os únicos a ter o perfil de educação como é citada no texto, a realidade é presente em muitos lugares, jovens desistindo de realizar seus sonhos de concluir o ensino superior ou até mesmo o médio, os motivos, são diversos mas, os predominantes são os econômicos e a dificuldade de inserção e a falta de motivação em sala de aula. A cada dia mais jovens desvirtua seus caminhos se ausentando das salas de aulas, muitos, não suportam mais a educação vertical, unidirecional na qual, o professor é detentor do saber e do conhecimento. Os jovens de hoje são jovens da geração internet que conhecem o ambiente virtual interativo, dinâmico e criativo, bem mais interessante que o da sala de aula.
Nenhum comentário:
Postar um comentário